Como aumentar o valor da aposentadoria sem depender do INSS
Desde o principio da vida, antes de nascer, somos totalmente dependentes para sobreviver e crescer, quando nascemos essa total dependência continua e vai diminuindo na medida em que vamos crescendo.
Depois ficamos adolescentes e a dependência continua, nesta fase da vida nem pensamos que um dia vamos precisar saber como aumentar o valor da aposentadoria.
Dependemos de nossos pais para quase tudo, necessidades básicas como alimentação, a escola em que vamos estudar e até mesmo para decidir a carreira que vamos seguir. Tem alguns que continuam dependentes dos pais mesmo depois de adultos.
Quando já adultos, geralmente começamos nossa carreira profissional e ai a dependência passa a ser do chefe, do patrão, do governo e por fim quando aposentamos, continuamos dependendo do governo através da instituição INSS.
Todos nós somos dependentes em maior ou menor grau durante toda vida, o problema é quando esse grau de dependência atrapalha o exercício da plena liberdade para tocar a vida, crescer e obter sucesso.
Não estou me referindo a dependência normal do afeto, carinho, atenção, enfim do relacionamento humano, bem como da dependência espiritual, pois todos, temos essa necessidade, faz parte da natureza humana.
Nem tampouco me refiro á dependências adquiridas como vícios, tais como fumar, ingerir bebidas alcoólicas e a dependência química de um modo geral, esse tipo de dependência devemos combater a todo e qualquer custo.
Refiro-me a proteção, a chamada zona de conforto, mais especificamente a dependência financeira, pois conforme já mencionado, enquanto criança até nos tornarmos adultos, somos dependentes dos pais e isso nos trás tranquilidade e sentimento de segurança.
Muitos de nós quando adulto não consegue se libertar dessa dependência, inicia a carreira profissional, não busca se desenvolver, estudar, enfim não investe nele mesmo e tem esperança que vai crescer profissionalmente, esperando ser promovido e ter seu salario aumentado ao longo da carreira. Ou seja, com a ilusão de que a empresa em que trabalha o chefe ou o patrão tem a obrigação de lhe promover, aumentar o seu salario e manter o seu emprego.
Esse profissional continua trabalhando e obrigatoriamente contribuindo para sua aposentadoria, pelo menos estando formalmente empregado, com registro em carteira a contribuição é obrigatória e consequentemente tem a esperança de que, quando completar o tempo exigido, vai conseguir a aposentadoria e viver tranquilo. Ou seja, entrega nas mãos do governo, do INSS o seu futuro financeiro.
Não quero aqui eximir responsabilidades, pois, os pais tem o dever de assumir e cuidar do filho, dando a ele o que precisa, inclusive ensinando a ser independente e ter autonomia na medida em que vai crescendo, ou seja, deve prepara-lo para os desafios do mundo.
Empresários deveriam se preocupar com seus empregados, embora existam empresários conscientes que investem em seu quadro de funcionários, considera o desemprego um problema social e pensam nas famílias de seus colaboradores, há outros que tomam decisões pensando somente nele, preferem fechar negócios, demitir e se proteger.
O governo deveria ser gestor e não politico, no dia da posse, um verdadeiro representante do povo, uma das frases mais importantes a ser dita, deveria ser “hoje deixo de ser politico, agora sou o gestor do meu país”, mas infelizmente não é isso que acontece, o que vemos na prática são políticos disfarçados de gestores, que se aproveitam do cargo para fazer politica, seus interesses pessoais, de carreira politica estão sempre na frente.
O resultado da má administração do dinheiro público trazem consequências terríveis à nação como um todo, são aumentos de impostos para cobrir os gastos, o país arrecada bilhões, que deveriam retornar em forma de estrutura para a saúde, educação, segurança e outras demandas da população, mas infelizmente esse retorno não acontece na prática, com qualidade e na medida necessária para atender as necessidades do povo.
A previdência social é um exemplo claro de má administração publica, é comum ser noticiado informações de desvios de dinheiro do INSS, e recentemente todos assistiram a aprovação da reforma da previdência com o argumento de que se não acontecesse a reforma, a previdência não teria dinheiro para pagar os aposentados no futuro.
A reforma aconteceu, talvez tenha salvado a instituição da falência, mas o povo é quem acaba sofrendo os maiores impactos, vai ter que trabalhar e contribuir por mais tempo e se quiser se aposentar mais cedo, terá que ver o valor do seu beneficio ser drasticamente reduzido.
Devemos cobrar de nossos representantes políticos, afinal contribuímos e queremos ter um retorno do que pagamos em impostos através de serviços públicos de qualidade, assim como também quando completar o tempo de contribuição, queremos ter um beneficio de aposentadoria garantida e com valor suficiente e compatível com o que contribuímos, para suprir nossas necessidades.
Pois o ideal seria não ser necessário trabalhar mais depois de aposentado para conseguir ter como aumentar o valor da aposentadoria, mas na prática sabemos que não isso que acontece, pois a maioria dos aposentados retornam ao mercado de trabalho, justamente para complementar o valor do beneficio.
O que não podemos e não devemos é confiar que o outro, seja ele o patrão ou o governo irá resolver os nossos problemas, primeiramente devemos ter consciência de que somos responsáveis pelos resultados que obtemos na vida.
Continuamos dependentes sim, mas conscientes de que ninguém se não nós mesmos é que fazemos a diferença em nossas vidas.
Tenha outras opções de fonte de renda, busque outras formas de como aumentar o valor da aposentadoria, viva o presente com intensidade, mas não deixe de planejar o futuro, não confie que apenas o INSS será suficiente para a sua sobrevivência quando se aposentar.
Aliás você merece muito mais do que apenas sobreviver como aposentado, depois de contribuir tanto, você merece ter uma renda que proporcione liberdade para curtir a vida na melhor idade, como viajar e fazer outras atividades que lhe dão prazer. Portanto se quiser ter uma ótima renda no futuro, começa a buscar outras formas de como aumentar o valor da aposentadoria, enfim você merece ser um aposentado de fato, seja o comandante do seu navio chamado vida!!