cliente fiel 1 - Cliente fiel: 3 fatores que ele considera antes de se tornar um

Um problema que eu sempre me deparo quando converso com empreendedores é a questão do cliente fiel.

Conquistar um cliente já é algo extremamente difícil, principalmente pela infinidade de opções que ele tem nas mãos, fidelizar então é algo desafiador demais para o empresário, quando o mesmo não está preparado.

Pensando nas variáveis que o cliente considera, resolvi trazer aqui algumas dicas que se você trabalhar sobre elas, pode resultar em uma maior taxa de fidelização dos seus clientes.

Com a possibilidade de comprar os produtos que quiser por meio do clique do celular, ou ainda podendo simplesmente encontrar outra loja que apresenta o mesmo produto que você, como fazer o cliente escolher você? E ainda, como fazê-lo voltar e comprar novamente?

Temos atualmente um cliente mais informado, mais diversificado e sobretudo mais exigente. A fidelização acaba sendo muitas vezes uma barreira intransponível para empresários de todos os setores.

Cliente fiel é aquele que tem uma experiência de compra positiva com a sua empresa

Hoje os clientes têm a opção de comprar tudo com muita facilidade, basta um clique no celular e o pedido é feito. O que ajuda na fidelização é o tratamento personalizado, a promoção de uma experiência de compra, não apenas a entrega de um produto.

Quantas vezes você se sentiu valorizado por uma empresa? E aqui eu não estou falando de algo que afeta diretamente o seu bolso, mas atitudes simples, como conversar com o seu cliente, tratá-lo pelo nome, saber o que ele pensa já faz toda a diferença.

Claro que se você puder, vale investir em brindes, descontos especiais e alguns mimos, mas só estar disposto a ouvir e a atender o seu cliente como prioridade conta muito.

cliente fiel 3 - Cliente fiel: 3 fatores que ele considera antes de se tornar um

Dica para lojas físicas

Essa dica é especial para lojas físicas, é preciso apostar em um ambiente agradável, ainda que minimalista. Supondo que a entrega do seu produto demanda um tempo de preparo, o cliente vai esperar como? Em pé?

Forneça um ambiente que você gostaria de encontrar se estivesse nessa situação. Tenha café, chá e água disponível se o seu trabalho demora a ser realizado, há clientes que vão querer esperar na loja.

Uma dica também para lojas físicas é trabalhar com capacitações para melhorar o atendimento.

Você sabe que deve tratar o cliente com prioridade e respeito, mas e a sua equipe? Se você tem colaboradores que atuam diretamente com o público invista em capacitações para otimizar, personalizar e qualificar o seu atendimento.

O atendimento que o cliente recebe ao pisar na sua loja define se ele vai consumir e define principalmente se ele vai voltar. Digo por mim, já entrei em uma loja em que a vendedora me atendeu super mal, não finalizei a compra e nunca mais voltei. E o pior, não recomendo a loja até hoje para ninguém.

Essa é a importância de um bom atendimento, o cliente satisfeito é uma excelente ferramenta de marketing, mas o cliente insatisfeito pode causar um grande estrago na imagem da sua empresa.

cliente fiel 2 - Cliente fiel: 3 fatores que ele considera antes de se tornar um

Aposte nos depoimentos

Ao chegar em uma loja imagine a seguinte situação, você se depara com um depoimento ou relato, seja um texto ou vídeo de um cliente satisfeito com a empresa e com os produtos, se você já tinha a intenção de comprar algo certamente se sentirá ainda mais seguro para essa decisão.

Por isso aposte em depoimentos de clientes que já contrataram a sua empresa ou comprou seus produtos, além de ser uma forma de valorizar o seu cliente, ouvindo o que ele pensa, ainda cria uma boa impressão para os possíveis novos clientes.

Os depoimentos devem ser sempre atualizados para mostrar aos seus clientes que sempre há outros clientes satisfeitos com o seu negócio. Cuidando destes pontos que coloquei aqui você terá grandes chances de ter um cliente fiel.

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